Oficinas

Por reconhecer a importância da transmissão dos saberes e fazeres pela vivência, o Mamulengo Fuzuê facilita oficinas culturais, criando ambientes afetivos de criação e expressão. O objetivo maior deste trabalho é possibilitar um espaço para a troca solidária, o diálogo e o fortalecimento da nossa identidade cultural brasileira, dando continuidade à tradição de aprender-ensinar-aprender em roda.

 
OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES (saiba mais aqui)
 
Essa oficina oferece um espaço de vivência lúdica em grupo, utilizando brincadeiras de roda, cantigas tradicionais, jogos teatrais e construção de brinquedos populares que já não estão presentes nas brincadeiras das crianças contemporâneas, devido ao crescente acesso aos brinquedos comerciais e tecnológicos, como rói-rói, traca-traca, corrupio, galinha, biloque, peteca e perna-de-pau, entre outros. A oficina se divide em três:

  • Brincadeiras de Roda e Jogos Teatrais
  • Brinquedos populares
  • Perna-de-Pau


 


 
OFICINA DE CONFECÇÃO DE BONECOS: CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM MAMULENGO (saiba mais aqui)
 
Aprendizados sobre o Mamulengo, patrimônio cultural imaterial brasileiro, presente em quase todos os estados nacionais. A vivência pretende introduzir os participantes nesse vasto tema do Teatro Popular, a partir da confecção de bonecos de luva e/ou vara, usados nas encenações. Na oficina, os aprendizes conhecerão a história do Mamulengo, diversos exemplos visuais de bonecos, os personagens arquetípicos da brincadeira, além de confeccionar seu próprio boneco com materiais artesanais.


 


 
OFICINA DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS: BRINCANDO MAMULENGO (saiba mais aqui)
 
Essa vivência pretende introduzir os participantes nessa vasta tradição, abordando um pouco da história do teatro de bonecos no Brasil e a estrutura da brincadeira de Mamulengo no que diz respeito à musicalidade e personagens tradicionais. Posteriormente, os aprendizes aprenderão a manipular e brincar com os bonecos. É o momento de conhecer o Teatro de Mamulengo por outro ângulo, de dentro da tolda, desvendando as sutilezas e artimanhas do brinquedo (os bonecos e sua manipulação) e da brincadeira (estrutura dramática), tendo a possibilidade de ser não só espectador, mas também brincante que se apropria da linguagem para se expressar.