Palhaço Amendoim

.
Palhaço Amendoim é um brincante das ruas, nascido no sertão cearense. Caminhante, se embrenha pelas cidades levando riso e a essência do teatro popular. Vez ou outra, toma forma de Mateus, figura presente em manifestações como o reisado, para cantar e brincar as velhas e sempre jovens canções de palhaço. Na perna de pau, com música, mágica ou circo, Amendoim caminha anunciando que a alegria sempre vive!

prologoPor trás do nariz
Palhaço Amendoim é Fagner de Souza Evangelista, também conhecido como Cinho. Nasceu em Juazeiro do Norte (CE), em 1987, habitando no Distrito Federal a partir de 2004. Vivenciou desde o berço a cultura popular, trilhando um caminho artístico que passa pelo reisado, circo, teatro de rua e música. É filho do Mestre Antônio Ferreira Evangelista, do centenário Reisado Discípulos do Mestre Pedro, onde é brincante desde os 7 anos de idade. Conheceu a arte circense com 9 anos, no projeto Admirável Trupe, em Juazeiro, participando de oficinas de perna-de-pau, monociclo, malabares, pirofagia, mágica, entre outros.

Com 16 anos, integrou a União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus. Na União, a partir da convivência com o Grupo Carroça de Mamulengos, nasce o Palhaço Amendoim, personagem que Cinho brinca desde 2002. Por 4 anos, em apresentações e pesquisas, viajou pelo Nordeste brasileiro com Grupo de Teatro Riso Ambulante. Na caminhada, também integrou o Circo da Boa Vontade, Grupo Mamulengo Presepada e o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF).

Estação Brincadeira Popular
Durante maio de 2014, o Palhaço Amendoim circulará pelo Distrito Federal para [re]afirmar o teatro como uma arte livre para ser praticada nos espaços públicos e no dia a dia das cidades. Pelo projeto Estação Brincadeira Popular, Amendoim passará por estações de metrô e feiras, sempre acompanhado de música ao vivo e dos bonecos do Mamulengo Fuzuê.

<< Clique e conheça o Estação Brincadeira Popular. >>

A ideia é aproximar o público urbano da linguagem miscigenada e livre do teatro de rua. Estação Brincadeira Popular conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

*  *  *

.