No dia 28 de junho, o grupo Mamulengo Fuzuê se apresentou no Sesi BRB Cultural, no Teatro Yara Amaral, do Sesi de Taguatinga. A brincadeira de mamulengo celebrou o lançamento do cordel ‘Benedito, abençoado e bendizido‘, de Thiago Francisco, e ‘Benzadeus!‘, de Keyane Dias.

O encontro entre essas duas tradições reuniu ainda dois homenageados, a poeta e atriz maranhense Lília Diniz e o poeta cordelista pernambucano Donzílio Luiz. Figuras que habitam o Distrito Federal e que são inspiração no mundo da poesia popular.

A trilha da apresentação foi conduzida por Layza Chrystiane (voz e zabumba) e Gilson Alencar (voz e violão), com declamações cantadas, aboios e muita música.

CORDÉIS
Estreando na literatura de cordel, Thiago Francisco é brincante do Mamulengo Fuzuê. No folheto ‘Benedito, abençoado e bendizido’, apresenta um pouco da história de amor e superação do casal Benedito e Rosinha, entre outras figuras tradicionais do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Também estreante na mundo do cordel, a poeta Keyane Dias compartilha em Benzadeus! versos rimados que prestam homenagem às mulheres guardiãs dos saberes tradicionais em saúde, nossas benzedeiras, parteiras e raizeiras. O trabalho poético da autora pode ser visto no blog www.aflora.art.br.

Ambos os córdeis tem ilustrações da designer Nara Oliveira, do Estúdio Gunda.