De junho a agosto o grupo Mamulengo Fuzuê viaja para Piauí, Maranhão e Bahia realizando uma pesquisa sobre mestres e mestras dos brinquedos e brincadeiras populares.

Do Distrito Federal para os interiores do Brasil, nessa primeira etapa visitaremos 3 estados para pesquisar o teatro de bonecos e o bumba-meu-boi. Buscando conhecer e valorizar nossas referências culturais, partiremos para uma jornada de encontro aos saberes e fazeres acerca dos brinquedos e brincadeiras populares a partir da vivência com mestres, mestras e brincantes. Um exercício de cidadania e participação social do grupo Mamulengo Fuzuê e da Cinese Audiovisual, produzindo materiais que sirvam de fonte de estudos e experiências no contínuo processo de aprendizado.

A partir da nossa brincadeira, chegaremos às regiões para visitar as pessoas que mantém vivas as nossas manifestações artísticas. Através do encontro com esses saberes e fazeres, a partir da nossa vivência, realizaremos registros audiovisuais, acervos fotográficos e relatos textuais com o intuito de compartilhar, fortalecer e valorizar a nossa identidade e bens culturais.

Investigando a poética do labor, observando o fazer e encontrando com o saber do brincante e artesão através de suas histórias, ouvir e reviver o sentimento de participar e pertencer a um grupo que mobiliza e reaproxima o povo, na construção de sentidos de identidade, fortalecendo a memória e indo em busca da raiz de uma cultura por meio do trabalho e da arte.

Coletamos essas histórias com o mínimo de intervenção possível para que a naturalidade seja sentida e expressada por meio da simplicidade na fala de homens e mulheres que constroem um mundo repleto de belezas com suas próprias mãos.

Nosso roteiro de viagem:

Roteiro de viagem <3