Em outubro e novembro, o grupo brasiliense pousa no México, levando a arte do teatro popular de bonecos

De 24 de outubro a 11 de novembro, o grupo Mamulengo Fuzuê leva sua brincadeira encantada ao México, em dois festivais que celebram a arte do teatro de bonecos. O grupo irá realizar 8 apresentações em 8 cidades, percorrendo 3 estados do país. Os festivais: Noveno Festival Internacional – El Arte de Los Títeres e  XXII Festival internacional de Teatro de Títeres –NORTITERES já se consolidaram no circuito Internacional de Teatro de Bonecos, tendo sua importância reconhecida em seu país sede, tanto pelo público e comunidade contempladas, quanto pela qualidade e diversidade de linguagens que compõe suas programações, que recebe grupos renomados de diversos países e continentes.

Além das apresentações, o Mamulengo Fuzuê  ainda terá a oportunidade de participar de diversas atividades de troca de saberes e de formação, participando de seminários e palestras, aproximando o saber aprendido através das manifestações populares ligados a oralidade com o saber academico dentro da Universidade Autonomo de Sinaloa, além de ser selecionado também para participar do workshop “Alas en Las manos, animación de muñecos de guante” realizado pelo Mestre Ignacio Larios Nieves, um dos grandes marionetistas de reconhecimento da atualidade.

XXII Festival internacional de Teatro de Títeres –NORTITERES
O festival Nortíteres, nascido por iniciativa do grupo Guiñoleros e realizado sob a tutela da Universidade Autónoma de Sinaloa, desde Novembro de 1997, tem o propósito de promover e difundir o teatro de bonecos no México. O festival já realizou mais de 20 edições, percorrendo 15 municípios no estado de Sinaloa e contemplando também em suas últimas edições os Estados de Nayarit, Sonora e Baja California Norte e Sul e Chihuahua, sendo assim um dos maiores projetos de impacto na região noroeste do México. Durante os vários festivais realizados, já participaram mais de 70 grupos de teatro de bonecos de diferentes países como: Espanha, Portugal, Cuba, República Dominicana, Argentina, Colômbia, Venezuela, Canadá, Itália, Equador, E.U. Brasil, Peru, Índia, Alemanha, República Tcheca, entre outros.

 Noveno Festival Internacional – El Arte de Los Títeres
O festival está em sua nona edição e é promovido pela Secretaria de Cultura de Chihuahua em parceria com entidades locais, e já faz parte do Programa de Desenvolvimento Cultural Infantil do estado. Reconhecido como uma das principais ações voltadas ao público infantil, irá nesse ano contemplar os municípios de Jiménez, Villa López, Camargo, La Cruz, Guerrero, La junta, Belisario Domínguez, San Francisco de Borja, Aldama, Satevó, Santa Eulalia, Meoquí, entre os dia 22 à 26 de outubro de 2018.

 Mamulengo Fuzuê
O Mamulengo Fuzuê é palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, da experimentação e da convivência com mestres e mestras. O parto do grupo aconteceu em 2007, a partir das vivências do brincante Thiago de Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro e mundo afora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.

O projeto tem patrocínio do Edital Conexão FAC, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Serviço

Fuzuê no Mundo – Mamulengo Fuzuê no México

Programação

– Chihuahua : de 24 a 27 de outubro

– Zacatecas: de 28 a 29 de outubro

– Los Mochis: 5 de novembro.

– Sinaloa: de 08 a 11 de novembro