Em 2012, o brincante e pesquisador brasiliense Thiago de Francisco, idealizador do Mamulengo Fuzuê, foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua. A premiação reconheceu o trabalho realizado desde 2007, com espetáculos de mamulengo e apresentações com o personagem Palhaço Canção. Nesses seis anos, foram várias cidades do DF e vários estados percorridos, levando na bagagem saberes absorvidos pela tradição oral do nosso Brasil.

Por meio da premiação, em julho e agosto de 2013, Thiago sai da capital para realizar a circulação do projeto EmCantos de Mamulengo! pela região Centro-Oeste do Brasil. A primeira parada é entre os dias 10 e 14 de julho, em espaços públicos de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em agosto, o cortejo segue para as ruas e praças de Mato Grosso e Goiânia (GO), com mamulengo e números do Palhaço Canção. Todas as apresentações são livres e gratuitas.

Além de buscar fortalecer e difundir o teatro de rua, colaborando para a consolidação do mamulengo enquanto linguagem teatral, a circulação do projeto EmCantos de Mamulengo! visa promover o encontro das populações urbanas de periferia com manifestações culturais de tradição. Essa caminhada teve inicio em fevereiro, no Encontro Nacional de Teatro de Rua, realizado no Taguaparque, em Taguatinga (DF).

Palhaco Cancao 2

A premiação
De abrangência nacional, o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012 reconheceu o trabalho de 73 iniciativas culturais nas modalidades: projetos de montagem ou circulação de espetáculos de rua; performances cênicas ou de intervenções em logradouros públicos; e registro da memória de grupos e de suas atividades. Através do programa, a Funarte buscou fomentar atividades que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Concorreram pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, de todo o Brasil.